sábado, 22 de abril de 2017

Projeto em Ação



Um blog novinho nos espera!!! Este semestre vamos estudar na Interdisciplina Projeto Pedagógico em Ação, nesta Interdisciplina vamos trabalhar em grupo, um grupo para debater sobre o aprendizado e a aplicação de um Projeto de Aprendizagem dentro desta disciplina nos foi proposto refletir sobre o nosso projeto de aprendizagem e sobre a forma de aplicação do mesmo com nosso alunos.
Ao contrário da proposta do professor Crediné neste semestre nos teremos que finalizar o projeto apresentando conclusões.
Neste primeiro momento me detive a observar a turma e a questiona-los sobre seus interesses, por meio de roda das rodas de conversas fui percebendo que muitos alunos tem uma inquietude sobre o nosso aluno autista.
Na semana passada aproveitei que o aluno não estava e aproveitei para me aprofundar sobre as dúvidas deles as quais destaco?
-Prof., no que o João (vou chama-lo assim) é diferente de nós? Onde está o especial daquele especial?
Bom apesar do educando ter tido dificuldade em expressar sua pergunta compreendi que ele gostaria de saber onde está a deficiência do João e porque eles não enxergam?
A segunda pergunta que quase todos realizaram:
-Por que o João é tão inteligente?
Estas duas perguntas foram a que mais me chamaram a atenção, além conseguir perceber o carinho que eles tem com o João, tendo em vista tudo que foi presenciado iniciarei o processo com as mesmas e para tanto me apoiarei no gráfico abaixo:

            Bom já temos o interesse dos alunos, vamos agora atrás de informações e espero que dê tudo certo.

Referencias 

Disponível em: http://cmapspublic3.ihmc.us/rid=1HX2YPR74-151DQT8-MD9/PROJETO%20DE%20APRENDIZAGEM.cmap


São muitas emoções



Este é o quinto semestre e surgiu durante as aulas a palavra formatura, onde muitas colegas se mostraram extremamente entusiasmadas com tal e ao mesmo tempo espantadas ao me ver falar que não pretendo realizar a colação de grau, bom na verdade existem vários motivos para tal decisão, mas isso não vem ao caso, o que posso falar para minhas colegas de caminhada é que já passei por esta emoção e o que diria a elas seria: não deixem de sentir a emoção de se formar pelo menos uma vez na vida.
Me lembro que ao entrar no palco para pegar o famoso canudo existia um misto de sentimento dentre eles: o orgulho do caminho percorrido, gratidão as pessoas que lhe ajudaram a chegar até ali, o sentimento de dever cumprido e junto a tudo isso tem um sentimento indescritível, pois apesar de se assemelhar a felicidade, posso dizer que este não chega nem perto, pois ele é mais significativo e forte.
Durante a cerimônia você vai até tentar conter as reações ou melhor as lágrimas, mas no decorrer da mesma você vai percebendo que toda a sua caminhada está tendo um fim e com ela também vai tendo fim o seu círculo de amizades, onde apenas algumas pessoas ficarão em sua vida, porém com uma intensidade bem menor e vai ter aquelas pessoas que você nunca conversou por falta de tempo ou por já ter seu grupo habitual, mas que simpatizava bastante e que você infelizmente não verá mais e por vezes isso ocorrerá também com seus colegas mais queridos, no momento da cerimônia você vai lembrar também que não terá mais aqueles encontros nas terças e pode acreditar que vai pensar nisso de forma saudosa, enfim você lembrará de muitas coisas e as lágrimas rolaram naturalmente sem que você consiga controlar, como uma criança que não controla a falta da mãe.
Bom queridas colegas o que lhes digo é que não percam tal oportunidade, pois talvez ela seja única.