sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Vivendo e aprendendo com a psicologia



Na aula de Psicologia foi nos apresentado um texto muito curioso de “Moacyr Scliar” no qual o autor descreve sobre as três estruturas do aparelho mental de forma límpida e clara, o que me proporcionou uma vivencia do conteúdo de forma mais imaginativa e posso dizer que até significativa.
O texto “Freud e o Carnaval” começa descrevendo sobre um a nossa mente como se ela fosse uma casa, ocupada por três sujeitos muito distintos o Id, Ego e o Superego, no percorrer da história fica evidente as características de cada um destes moradores, o que me fez lembrar das definições mais científicas apresentadas pela professora, onde teremos a seguinte definição:

O Id- corresponde à noção inicial de inconsciente seria a parte mais primitiva e menos vistas da personalidade. O Id desconhece julgamento de valores, busca apenas a satisfação imediata.
O ego- É o intermediário entre a satisfação de seus instintos e a moralidade, racionalidade.
Superego- Desenvolve-se desde o início da vida, sendo este formado pelas regras e conceitos de valores como um todo.

Se voltarmos ao texto nos depararemos com estes mesmos três elementos, porém descritos de forma mais cômica, onde o autor descreve que apesar de todo o controle que era fixado pelo morador da cobertura ou andar superior (o Superego), pelo menos uma vez por ano (no carnaval mais precisamente) a coisa sai do controle e o acaba se soltando e levando com sigo para a folia o ego, onde ambos vivenciam três dias de muita farra e diversão. Ao me deparar com esta parte do texto me lembrei de algumas festas e de alguns momentos da vida, onde escolhemos ou nos deixamos levar por nossos instintos e acabamos por soltar por alguns instantes o nosso id.
O lado bom de ter listo este texto é que além de ter compreendido melhor a teoria de Freud eu também poderei adotar a mesma como desculpa para a minha mãe, pois caso venha a exagerar no carnaval agora vou poder dizer para minha mãe que a culpa não foi minha, infelizmente a culpa é do meu superego que foi muito fraco e não conseguiu impedir meu id de sair heheh.

Nenhum comentário:

Postar um comentário