quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Diário que retrate as experiências felizes e não felizes da escola





Bem nesta atividade foi proposto que nós realizássemos uma reflexão sobre as experiências felizes e as não felizes que a escola nos proporciona, relatando tudo isto em forma de um diário e levando em conta as inspirações dos filmes aos quais nos foram apresentados.
Bem da lista de filmes que tinha para escolher acabei escolhendo o filme Machuca que é um filme que curto muito, pois ele é um filme que sutilmente relata o contexto de uma ditadura militar chilena, além de demonstrar claramente a dois mundos muito distintos do personagem Gonzalo que possuía uma bolsa integral para um escola particular e Pedro Machuca que possuía uma família bem desestruturada, mas que possuía uma condição social boa para época. No filme ambos começam uma amizades, ao qual um apresenta seu mundo para o outro.
Bom decidi pegar este pequeno começo, pois foi essa parte que me lembrou o meu contexto social, onde apesar de ser uma escola pública, ali se apresentam todos os tipos de classes sociais, já que não existe nenhuma escola particular na região.
É interessante ver como ambos convivem e onde um quer mostrar que pode mais que o outro, porém nesta competição por um espaço social e na tentativa se ser aceito por todos, muitos alunos de classes mais pobres acabam se envolvendo com drogas, no intuito de conseguir mais rapidamente o que querem. Neste ano a escola e a comunidade em si sofreram um grande choque, pois sete jovens foram assassinados no início do ano por estarem neste caminho e eu tive a triste tarefa juntamente com a direção de tentar conversar e confortar todos os outros jovens que ali restaram e que sofriam pelo vazio deixado pela chacina de seus amigos. Este sem dúvida foi o pior dia de todos e ao mesmo tempo o melhor, já que depois deste susto aos poucos muitos jovens nos procuraram para relatar que estavam com medo, pois também eram usuários e que não sabiam como sair deste mundo, como falar com os pais e mais uma vez como estávamos sem orientadora coube a equipe diretiva administrar todo este contexto de desespero que fluía, para ser sincera fiquei feliz por ver muitos alunos mudarem seus rumos e mais uma vez triste por ver muitos desistirem de conquistar tal mudança.
Enfim, todos estes momentos fazem parte da minha história e do contexto da escola, ninguém vai apagar tudo que aconteceu, porém serviu para que fossem tomadas novas medidas que tiveram como objetivo a vida social dos jovens e a busca por uma escola melhor, sei que ainda está longe desta ser tornar o ambiente ideal, mas quem sabe um dia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário