Lendo o artigo de Patricia
Mariuzzo sobre o Big Brother infantil, onde a mesma nos apresenta a proposta da
empresa Mattel, que pretende num futuro não muito longínquo lançar uma boneca
que possui um sistema de microfone que capta os sons ao seu redor, além de
possuir também uma conexão wi-Fi que vai enviar todos os dados coletados para
servidores do fabricante, onde serão armazenados , para serem respondidos de
maneira inteligente, porém neste artigo se encontram diferentes que são contra o lançamento deste brinquedo.
A primeira a se pronunciar foi
uma psicóloga que também é diretora de uma campanha contra comerciais para
crianças, onde ela relata que tal brinquedo pode revelar segredos íntimos da
criança, além de revelar sonhos e experiências que num primeiro momento pode
ser perturbadora.
O segundo a se pronunciar foi um
advogado de um centro de pesquisa em direito e tecnologia, que relata estar
preocupado com o tratamento que será dado estes dados, já que escutando as
crianças a empresa pode direcionar melhor suas propagandas, influenciando
assim, as crianças a consumirem mais os seus produtos.
Bem este caso veio a recordar os
assuntos que estão sendo abordados pela disciplina de infâncias que neste
semestre nos mostrou como a infância moderna ou pós moderna vem sendo tratada e
como a mídia tem influenciado as crianças que estamos encontrando dentro das
salas de aula, a verdade é que não tenho certeza de onde tudo este sistema
virtual vai parar nem como vai afetar as nossas crianças, pois é visível que
cada vez mais estas estão adquirindo características que não são próprias para
as suas fases, tais como:
1) As
crianças estão cada vez mais consumistas e o que era um problema apenas de
adultos hoje já existem diferentes profissionais, para trabalhar com a
ansiedade e a tristeza que estas possuem por não conseguirem ter tudo que elas
querem;
2) Agressividade
sem limite inspirados pelos vídeo games e que por vezes consegue fazer com que
a criança rompa as barreiras entre a noção do que é virtual e do que é real;
3) Sexualidade
aflorada até de mais.
Enfim poderia
citar diversos fatores que com certeza não faz parte da infância, mas que hoje
encontramos em sala de aula temos o dever perante os olhos da sociedade de não
só lidar como também de apresentar uma solução.
inspiração : Adaptado de MARIUZZO, Patrícia. Big Brother infantil- privacidade e contato prematuro com a internet são polêmicas causados pela nova boneca. Revista Ciência e Cultura, julho de 2015.
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