domingo, 20 de dezembro de 2015

midia



Lendo o artigo de Patricia Mariuzzo sobre o Big Brother infantil, onde a mesma nos apresenta a proposta da empresa Mattel, que pretende num futuro não muito longínquo lançar uma boneca que possui um sistema de microfone que capta os sons ao seu redor, além de possuir também uma conexão wi-Fi que vai enviar todos os dados coletados para servidores do fabricante, onde serão armazenados , para serem respondidos de maneira inteligente, porém neste artigo se encontram diferentes  que são contra o lançamento deste brinquedo.
A primeira a se pronunciar foi uma psicóloga que também é diretora de uma campanha contra comerciais para crianças, onde ela relata que tal brinquedo pode revelar segredos íntimos da criança, além de revelar sonhos e experiências que num primeiro momento pode ser perturbadora.
O segundo a se pronunciar foi um advogado de um centro de pesquisa em direito e tecnologia, que relata estar preocupado com o tratamento que será dado estes dados, já que escutando as crianças a empresa pode direcionar melhor suas propagandas, influenciando assim, as crianças a consumirem mais os seus produtos.
Bem este caso veio a recordar os assuntos que estão sendo abordados pela disciplina de infâncias que neste semestre nos mostrou como a infância moderna ou pós moderna vem sendo tratada e como a mídia tem influenciado as crianças que estamos encontrando dentro das salas de aula, a verdade é que não tenho certeza de onde tudo este sistema virtual vai parar nem como vai afetar as nossas crianças, pois é visível que cada vez mais estas estão adquirindo características que não são próprias para as suas fases, tais como:
1)      As crianças estão cada vez mais consumistas e o que era um problema apenas de adultos hoje já existem diferentes profissionais, para trabalhar com a ansiedade e a tristeza que estas possuem por não conseguirem ter tudo que elas querem;
2)      Agressividade sem limite inspirados pelos vídeo games e que por vezes consegue fazer com que a criança rompa as barreiras entre a noção do que é virtual e do que é real;
3)      Sexualidade aflorada até de mais.
Enfim poderia citar diversos fatores que com certeza não faz parte da infância, mas que hoje encontramos em sala de aula temos o dever perante os olhos da sociedade de não só lidar como também de apresentar uma solução.

 inspiração : Adaptado de MARIUZZO, Patrícia. Big Brother infantil- privacidade e contato prematuro com a internet são polêmicas causados pela nova boneca. Revista Ciência e Cultura, julho de 2015.

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