quinta-feira, 14 de julho de 2016

Educação infantil, ensino fundamental e música



Tenho estado em frequente contato com a educação infantil e percebi que a música está bastante presente no cotidiano ou na rotina da educação infantil, já que a todo momento as crianças fazem rodas de música para dar bom dia ou para realizar alguma brincadeira, fazem filas e cantam músicas de trem,  elas tem música para refeições, para juntar os brinquedos, para aprender alguma cor enfim se utiliza música para quase tudo na educação infantil, porém do nada esse laço que leva alguns anos para ser criado é rompido no dia em que a criança entra no ensino fundamental.
Neste trimestre eu tive contato com a disciplina de música, onde passei a perceber a importância da música para o desenvolvimento da neuroplasticidade e só então passei a comparar as duas realidades que eu tenho acesso, onde foi possível perceber que o ensino da criança no ensino fundamental se torna mais rígido e tradicional, deixando de lado esta ferramenta tão importante para fazer com que a criança demonstre seus sentimentos.
Acredito que deveríamos tentar resgatar alguns laço entre o ambiente que as crianças presenciaram na educação infantil e o que vão vir a presenciar no ensino fundamental, já que agora perante lei o ciclo de alfabetização é constituído por três anos.
A disciplina de música me fez perceber que a música pode servir para sensibilizar, acalmar, divertir ou ensinar, basta o professor ter uma sensibilidade para desenvolver cada uma destas habilidades.

http://musicaplena.com/o-que-e-a-musicalizacao-infantil/

Nenhum comentário:

Postar um comentário