Tenho estado em frequente contato
com a educação infantil e percebi que a música está bastante presente no
cotidiano ou na rotina da educação infantil, já que a todo momento as crianças
fazem rodas de música para dar bom dia ou para realizar alguma brincadeira,
fazem filas e cantam músicas de trem,
elas tem música para refeições, para juntar os brinquedos, para aprender
alguma cor enfim se utiliza música para quase tudo na educação infantil, porém
do nada esse laço que leva alguns anos para ser criado é rompido no dia em que
a criança entra no ensino fundamental.
Neste trimestre eu tive contato
com a disciplina de música, onde passei a perceber a importância da música para
o desenvolvimento da neuroplasticidade e só então passei a comparar as duas
realidades que eu tenho acesso, onde foi possível perceber que o ensino da
criança no ensino fundamental se torna mais rígido e tradicional, deixando de
lado esta ferramenta tão importante para fazer com que a criança demonstre seus
sentimentos.
Acredito que deveríamos tentar
resgatar alguns laço entre o ambiente que as crianças presenciaram na educação
infantil e o que vão vir a presenciar no ensino fundamental, já que agora perante
lei o ciclo de alfabetização é constituído por três anos.
A disciplina de música me fez
perceber que a música pode servir para sensibilizar, acalmar, divertir ou
ensinar, basta o professor ter uma sensibilidade para desenvolver cada uma
destas habilidades.
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http://musicaplena.com/o-que-e-a-musicalizacao-infantil/ |
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