Na disciplina de Projeto em Ação estamos colocando em ação tudo que
aprendemos sobre projetos de aprendizagem no último semestre. Nas semanas 1 e 2
começamos a discussão com as leituras de Hermandes e Zaballa, o qual trouxe
novos esclarecimentos sobre a diferença eminente de projeto de ensino e projeto
de aprendizagem, no geral gostei muito das leituras, pois abriram novos
horizontes.
Trabalhar ativamente com projetos de aprendizagem é uma meta pessoal que
pretendo implantar a minha pratica futuramente. Nas primeiras semanas as minhas aulas foram
cercadas de leituras, pesquisas e indagações minhas para a turma, onde consegui
perceber o quão envolvido os alunos ficaram com o projeto, bem como a surpresa
que demonstraram ao serem questionados quanto ao que gostariam de estudar.
Para iniciar a conversa sobre a pesquisa recorri a um livro infantil introdutório,
tendo este como nome “os porquês do coração” da autora Nye Ribeiro, que
descreve a história de uma menina cheia de perguntas em seu coração e com o fim
da leitura indaguei aos meus alunos quais eram os porquês do coração deles, no
momento surgiram diversas perguntas relacionadas ao livro, mas uma se destacou
dentro deste contexto.
Feito o processo de escolha da pergunta a ser trabalhada, seguimos com o
processo de dúvidas e certezas provisórias dos alunos. Na execução deste
projeto é que eu consegui entender o quão bom é trabalhar com alunos motivados
e com o apoio da família que vem estreitando muito sua relação com a escola a cada etapa realizada.
Referências
http://www.saraiva.com.br/os-porques-do-coracao-2-ed-3411020.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário