domingo, 3 de setembro de 2017

Pensando, pensando, pensando...






Nos últimos tempos tenho pensado muito sobre o PEAD, mais precisamente na forma como ocorre a aprendizagem dentro deste curso. E após muito pensar comecei a recordar do que eu sentia no início do curso, lembro-me de ter muitas dúvidas quanto à eficácia do curso e se esse seria capaz de me proporcionar todos os conhecimentos necessários para me formar pedagoga, além disso juntamente com tais duvidas existia também uma certa rejeição, por minha parte, quanto aos métodos utilizados para nortear o processo de ensino-aprendizagem.
Hoje consigo visualizar que o que estava em questão no decorrer do curso não era a minha aprendizagem isoladamente, mas sim a aprendizagem coletiva, partindo do pressuposto que para termos uma aprendizagem efetiva, a mesma deve ser desenvolvida coletivamente, através de situações que possibilitam ao grupo a reflexão e a ação de cada colega como se fossemos uma rede de apoio e não apenas alunas.

Hoje compreendo essa rede, mas confesso que apesar de me sentir parte dela ainda tenho alguns questionamentos, porém agora tais não colocam em dúvida mais a eficácia do curso, já que o PEAD conseguiu modificar meu modo de agir e pensar educação, mas são questões que ainda não compreendo e que creio que se compreendesse o que vivencio seria uma pessoa e uma profissional melhor.


Referências:

Imagem: https://pt.123rf.com/photo_35480556_pensando-pessoas-com-sinais-de-interroga%C3%A7%C3%A3o-e-id%C3%A9ia-l%C3%A2mpada-acima.html

3 comentários:

  1. Olá, Franciele. No decorrer desse curso, aprendemos a nos conhecer enquanto professora, aluna, colega; mudamos conceitos, posturas, planejamentos e tudo isso faz parte da proposta do PEAD, porém só dá certo se as pessoas envolvidas têm a vontade de aprender, de compartilhar. Acredito que esse é o diferencial. Tenha paciência, a maioria de suas dúvidas serão sanadas ao longo do curso, porém nem todas, isso é certo, porque somos um poço de questionamentos e essa característica é que nos faz educadoras.

    ResponderExcluir
  2. Ai Simone, agradeço muito à Deus por ter colocado você como minha tutora e principalmente por ter aberto meus olhos nos últimos semestre para o quão importante é se abrir para esse curso, pena que tal visão tenha vindo tão tarde.

    ResponderExcluir
  3. Tudo a seu tempo...o "tarde" é relativo...

    ResponderExcluir