A
postagem do dia 18 de abril de dois mil e dezesseis, https://portfoliodafran12.blogspot.com/2016/04/me-lembrou-aula-de-ludicidade.html
acredito que neste momento começou a ocorrer um processo de reflexão, pois
consegui observar em um vídeo rotineiro um conteúdo que estava sendo abordado
em sala de aula. Acredito apenas que ele poderia ser mais explanado.
Hoje ao observar o vídeo
me veio à mente uma serie de brincadeiras que meus alunos executam em sala de
aula, dentre elas talvez a mais importante que seria a simulação ou o faz de
conta. Segundo o autor citado na postagem:
“As brincadeiras
possibilitam aproximar –se do mundo de forma leve e explora-lo sem medo,
desempenhando diferentes papeis, onde a criança socializa e aprende”.
Esta questão do brincar
juntamente com a disciplina de ludicidade me proporcionaram um olhar mais
focado no divertimento das crianças para preparar as minhas aula, onde com frequência
utilizo a dramatização, a música e o jogo como ferramenta fundamentais no
processo de aprendizagem. Deste semestre até agora tenho construindo e pensado
formar diferentes de possibilitar o brincar na minha sala de aula, porém agora
com real conhecimento do quão importante isso é para a constituição do indivíduo.
Referências:
https://www.youtube.com/watch?v=6wt9woYJYMk
FERRARIS, Ana Oliveiro. Agitação que
faz bem. Mente Cérebro. São paulo: EDIOURO DUETTO EDITORIAL Ltda. Ano XVIII,
n°216, Jan/2011 (pp:36-41)
Nenhum comentário:
Postar um comentário