Na postagem do dia 31 de outubro de 2015 (https://portfoliodafran12.blogspot.com/2015/10/fichamento.html),
mais uma vez acabei realizado o recorte de outra atividade, onde inclui apenas
uma pequena introdução o que de certa forma me deixa bem frustrada de lê-la neste
momento.
Hoje pensando nesta postagem e relendo o texto
proposto pela disciplina percebi que talvez o objetivo desta postagem poderia
ser focado no tipo de aluno que estamos encontrando dentro da sala de aula
tendo em vista a época pós moderna descrita por Baumann.
Nesta
nova sociedade que vem se desenhando percebemos que tudo é regrado pela
liquidez, onde tudo que um dia já representou um lugar fixo como a ocupações de
pessoas em determinados espaços ganhou uma roupagem nova, com novos significados,
ou seja neste novo tempo a única coisa que preocupa o sujeito não está mais
remetida a ter apenas um bom emprego eternamente, mas sim em ocupar tempo que
vem ganhando cada vez mais liquidez e que vem escorrendo entre os dedos de seus
protagonistas. E dentro de tudo isso nós temos as crianças que também modificaram
seus modos de se relacionar com os outros e principalmente com o mundo que
estão inseridos.
O
aluno que está surgindo em nossas salas tendo em vista as teorias de Baumann,
são caracterizados por seres imediatistas, tecnológicos e que necessita estar
em frequente movimento.
A
verdade é que este novo individuo não está disposto e nem teria condições de
ficar quatro horas dentro de uma sala de aula apenas escutando e reproduzindo, essa
criança tem a necessidade de interagir com o conhecimento e tendo em vista a
sua paciência bem reduzida ela pede que isso de algum modo esteja conectada com
seu próprio ambiente e com seus interesses e creio que é por isso que
trabalhamos tanto com o fator surpresa e tecnológico nas nossas aulas.
Referências
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