terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Revisão da primeira postagem do segundo semestre

 Na postagem do dia 31 de outubro de 2015 (https://portfoliodafran12.blogspot.com/2015/10/fichamento.html), mais uma vez acabei realizado o recorte de outra atividade, onde inclui apenas uma pequena introdução o que de certa forma me deixa bem frustrada de lê-la neste momento.
                          Hoje pensando nesta postagem e relendo o texto proposto pela disciplina percebi que talvez o objetivo desta postagem poderia ser focado no tipo de aluno que estamos encontrando dentro da sala de aula tendo em vista a época pós moderna descrita por Baumann.
                           Nesta nova sociedade que vem se desenhando percebemos que tudo é regrado pela liquidez, onde tudo que um dia já representou um lugar fixo como a ocupações de pessoas em determinados espaços ganhou uma roupagem nova, com novos significados, ou seja neste novo tempo a única coisa que preocupa o sujeito não está mais remetida a ter apenas um bom emprego eternamente, mas sim em ocupar tempo que vem ganhando cada vez mais liquidez e que vem escorrendo entre os dedos de seus protagonistas. E dentro de tudo isso nós temos as crianças que também modificaram seus modos de se relacionar com os outros e principalmente com o mundo que estão inseridos.
                          O aluno que está surgindo em nossas salas tendo em vista as teorias de Baumann, são caracterizados por seres imediatistas, tecnológicos e que necessita estar em frequente movimento.
                           A verdade é que este novo individuo não está disposto e nem teria condições de ficar quatro horas dentro de uma sala de aula apenas escutando e reproduzindo, essa criança tem a necessidade de interagir com o conhecimento e tendo em vista a sua paciência bem reduzida ela pede que isso de algum modo esteja conectada com seu próprio ambiente e com seus interesses e creio que é por isso que trabalhamos tanto com o fator surpresa e tecnológico nas nossas aulas.

Referências

Nenhum comentário:

Postar um comentário