Na postagem do dia 9
de dezembro de 2018, creio que estabelecemos um bom vinculo entre realidade e
conteúdos abordados dentro do contexto de sala de aula, porém creio que poderia
melhor alguns pontos.
Hoje eu começaria a postagem
citando:
“É fundamental que os estudos do espaço e forma
sejam explorados a partir de objetos do mundo físico, de obras de arte,
pinturas, desenhos, esculturas e artesanato, de modo que permita ao aluno
estabelecer conexões entre a matemática e as outras áreas do conhecimento” (PCN,
1998, p.51).
Pois
este trecho do PCN traz em seu corpo o embasamento necessário para compreender
o porquê eu me dei conta da amplitude da matemática, além disso, ao reler o
texto da postagem e alguns conteúdos da matemática percebi que as semelhanças que
eu havia encontrado entre a arte e a matemática, foram criadas tendo em vista
as formas geométricas e as obras de arte que pertenciam ao cubismo, e foram
estes dois fatores me fizeram perceber que podemos brincar com as crianças
criando uma arte constituída de conceitos matemáticos, tais como geometria, ângulos,
reta, trajetórias e etc...
Apesar
de tais modificações no corpo deste texto eu mantenho o pensamento de que é
importante constituir com o aluno uma nova forma de enxergar o mundo matemático,
tomando por base, as suas vivencias e o seu cotidiano, mediando assim através
da experimentação a criação de um olhar capaz de encontrar novos prismas referente
a todos os significados já constituídos.
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