quinta-feira, 20 de junho de 2019

Novo olhar sobre a postagem "Matemática"


Na postagem do dia 9 de dezembro de 2018, creio que estabelecemos um bom vinculo entre realidade e conteúdos abordados dentro do contexto de sala de aula, porém creio que poderia melhor alguns pontos.
Hoje eu começaria a postagem citando:
“É fundamental que os estudos do espaço e forma sejam explorados a partir de objetos do mundo físico, de obras de arte, pinturas, desenhos, esculturas e artesanato, de modo que permita ao aluno estabelecer conexões entre a matemática e as outras áreas do conhecimento” (PCN, 1998, p.51).

Pois este trecho do PCN traz em seu corpo o embasamento necessário para compreender o porquê eu me dei conta da amplitude da matemática, além disso, ao reler o texto da postagem e alguns conteúdos da matemática percebi que as semelhanças que eu havia encontrado entre a arte e a matemática, foram criadas tendo em vista as formas geométricas e as obras de arte que pertenciam ao cubismo, e foram estes dois fatores me fizeram perceber que podemos brincar com as crianças criando uma arte constituída de conceitos matemáticos, tais como geometria, ângulos, reta, trajetórias e etc...
Apesar de tais modificações no corpo deste texto eu mantenho o pensamento de que é importante constituir com o aluno uma nova forma de enxergar o mundo matemático, tomando por base, as suas vivencias e o seu cotidiano, mediando assim através da experimentação a criação de um olhar capaz de encontrar novos prismas referente a todos os significados já constituídos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário