domingo, 28 de junho de 2015


Corporeidade


            Voltando ao texto "Corporeidade -uma complexa trama transdisciplinar", no qual observamos a importância do corpo, para que o individuo possa conseguir se desenvolver em contato com o mundo em que esta inserido e onde o autor nós pede para fazer uma reflexão sobre o toque na nuca, o olhar, o tom de voz... enfim gestos que naquele momento do filme, foram capaz de desenvolver a sensibilidade de um androide.

            Nesta semana o filme assistido "BBC o corpo Humano" nós apresenta o fantástico mundo do cérebro, bem como os mistérios ainda envolvidos neste contexto como  seu funcionamento, por exemplo, a construção da aprendizagem, da linguagem, da memória e dos sentimentos.

            O processo de ensino aprendizagem esta tão em destaque nos últimos tempos, que varias áreas se dedicam a estudá-los, tais como a neurociências, a psicologia e os próprios estudiosos da área da educação, visando encontrar as melhores práticas de ensino e a partir deste campo multidisciplinar de conhecimentos e de áreas na docência e na pesquisa educacional é que surge a Neuroeducação, que tem por objetivo refletir sobre a disseminação de potencialidades no processo de ensino aprendizagem, deixando claro que em pouco tempo os professores vão ter que levar em conta os conhecimentos da Neuroeducação para construir seus projetos pedagógicos, possibilitando assim uma aprendizagem mais ampla aos educandos, porém é claro que este novo método faz com que os professores estejam dispostos a aprender e a passar por cima das  metodologias que vinham sendo aplicadas até este momento, o que por sinal em alguns lugares isto vai se tornar um grande empecilho, já que não é novidade nós nos depararmos com pessoas que dificilmente inovam em seus métodos de dar aula e que por conta disto dificilmente vão aceitar os resultados destas novas pesquisas.

            segundo estudos realizados por Tokuhama-Espinosa e analisados por Zaro, Rosat et al. (2010), é possível perceber que:

"a) Cada cérebro é único e unicamente organizado;

b) Cérebros são especializados e não são igualmente bons em tudo;

c) O cérebro é um sistema complexo, dinâmico e em modificação diária, pelas experiências

d) Cérebros são considerados "plásticos" e continuam a se desenvolver ao longo de suas vidas. (...)

h) Aprendizado é baseado em parte na habilidade do cérebro de detectar padrões e fazer aproximações para aprender;(...)

p) Aprendizados sempre envolve processos consciente e inconsciente

r) Aprendizagem recruta a fisiologia completa (o corpo impacta o cérebro e o cérebro controla o corpo);

s)Diferentes sistemas de memórias (curto prazo, de trabalho, longo prazo, emocional, espacial, de hábito) aprendem de formas diferentes;

t) Informação nova é arquivada em várias áreas do cérebro e pode ser evocada através de diferentes rotas de acesso

u) O cérebro recorda melhor quando os fatos e habilidades são integrados em contextos naturais."

            Ou seja, o professor deve estimular o sujeito de todas as maneiras possíveis para que ele aprenda, pois como vimos ali em cima cada cérebro é único e possui a sua própria organização e se a o professor conseguir vincular a sua informação a uma habilidade, os mecanismos de acesso a esta informação do cérebro serão recordados mais rápidos, porém em uma sala de aula existem inúmeras habilidades e por conta disto o professor tem que trabalhar com um projeto que desenvolva todas esta potencialidades.

            Ao analisar o texto recordei de uma experiência bem legal que foi realizada pelo professor de educação especial, que assistia ao problemas enfrentados pela escola de bullying e de automutilação de algumas vitimas, no qual o mesmo se propôs junto a Supervisão (papel que desempenho na escola) à fazer um trabalho com as turmas de quinto ano, no qual ele propôs ao grupo que ambos sentissem o que seu colega vitimizado vinha sentindo e  que este sentisse o que o agressor sente, apenas para resumir ele alinhou durante alguns meses uma parte de teoria (através de contos e livros), com vídeos (de depoimentos) e com dinâmicas (que expressaram um sentimento de medo e curiosidade), experiências estas que deram muito certo é que tornou o grupo mais unido. Acredito que tal projeto só deu certo por que ele contemplou todas as habilidades  e sentidos possíveis (o toque, a visão, a linguagem, a coordenação motora, a memória...), fazendo com que todas as crianças apesar de suas diferentes habilidades e deficiências conseguissem compreender o tema, através das mais variáveis ferramentas. 




           

 Referência

Corporeidade: Uma complexa trama transdisciplinar. In GONÇALVES; C.J.S. Corporeidade. Revisão do Conceito. Tese de Doutorado. UNIMEP. 2005.

Aprendizagem a Luz de novos estudos sobre Cérebro/Mente” In ASSMANN, H. Competência e Sensibilidade Solidária” Ed. Vozes. 2004

Emergência da Neuroeducação: a hora e a vez da neurociência para agregar valor à pesquisa educacional. Ciências & Cognição 2010; Vol 15

As formas de percepção e as mudanças culturais. José Eugenio de Oliveira Menezes. In Centro Interdisciplinar de Semiótica da Cultura e da Mídia. PUC-SP 

Video BBC- O corpo Humano – O Poder do Cérebro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário