sábado, 6 de junho de 2015

Só observando






Na disciplina de currículo, foi solicitado que nós realizássemos uma analise sobre a sociedade atual, bem como sua cultura e o que o PPP da nossa escola propõem. Tendo em vista o que já foi estudado e o que observei no PPP da escola fiz um quadro comparativo, onde foram realizadas comparações entre algumas características sociais, o que o PPP nos expõem e nos sugere. 

 

Característica da sociedade brasileira
PPP Marcílio Dias
Ações desenvolvida pela escola
Exclusão, evasão e repetência
Cabe no plano de metas da supervisão criar junto ao corpo docente um projeto que contribui para a diminuição do alto índice de repetência e evasão, tentado corrigir assim os índices de distorção
A supervisora realiza o acompanhamento dos planos de aula, organização de estudos paralelos, atividades compensatórias e reforço escolar.
Preconceito étnico, gênero, religioso, sexual e etc.
Princípios de convivências
A orientadora traçara ações de assistência aos alunos, ao grupo de professores e funcionários, visando a qualidade das relações interpessoais e soluções de conflitos emergentes.
Desigualdade social
Gestão Democrática
Reuniões e discussões com a comunidade, visando ações efetivas da mesma no ambiente escolar.

 

            Foi bem engraçado fazer este quadro, pois nele tudo parece tão simples e tão funcional, pena que no nossos dias que se seguem nem sempre é assim. Um exemplo bem comum é a reunião para discussão com a comunidade, onde se é proposto que os pais participem ativamente das ações das escolas e onde geralmente comparecem meia dúzia de pais e o restante não da a mínima para o que a escola esta fazendo ou necessitando.

            Acredito que isto aconteça por conta do público da escola ser constituídos de indivíduos itinerantes, onde os pais  colocam os educandos na escola e tiram um após alguns meses, demonstrando bem pouco respeito e cuidado com a escolaridade e desenvolvimento de suas crianças, prejudicando assim,  uma maior participação da comunidade na escola, já que teoricamente a escola não pertence a uma comunidade especifica e ativa.

 

 

2 comentários:

  1. Ao meu ver, há uma controvérsia entre o PPP da tua escola e a realidade que mostraste, pois se o PPP deve levar em conta, filosoficamente falando, o perfil da comunidade em que está inserido, como este não prevê ações específicas para tal público itinerante?

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  2. Oi Fran. Onde entra a direção para mudar esse quadro?

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