Na disciplina de currículo, foi solicitado que nós
realizássemos uma analise sobre a sociedade atual, bem como sua cultura e o que
o PPP da nossa escola propõem. Tendo em vista o que já foi estudado e o que
observei no PPP da escola fiz um quadro comparativo, onde foram realizadas
comparações entre algumas características sociais, o que o PPP nos expõem
e nos sugere.
Característica da sociedade
brasileira
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PPP Marcílio Dias
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Ações desenvolvida pela escola
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Exclusão, evasão e repetência
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Cabe no plano de metas da
supervisão criar junto ao corpo docente um projeto que contribui para a
diminuição do alto índice de repetência e evasão, tentado corrigir assim os
índices de distorção
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A supervisora realiza o
acompanhamento dos planos de aula, organização de estudos paralelos,
atividades compensatórias e reforço escolar.
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Preconceito étnico, gênero,
religioso, sexual e etc.
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Princípios de convivências
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A orientadora traçara ações de
assistência aos alunos, ao grupo de professores e funcionários, visando a
qualidade das relações interpessoais e soluções de conflitos emergentes.
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Desigualdade social
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Gestão Democrática
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Reuniões e discussões com a
comunidade, visando ações efetivas da mesma no ambiente escolar.
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Foi
bem engraçado fazer este quadro, pois nele tudo parece tão simples e tão
funcional, pena que no nossos dias que se seguem nem sempre é assim. Um exemplo
bem comum é a reunião para discussão com a comunidade, onde se é proposto que
os pais participem ativamente das ações das escolas e onde geralmente
comparecem meia dúzia de pais e o restante não da a mínima para o que a escola
esta fazendo ou necessitando.
Acredito
que isto aconteça por conta do público da escola ser constituídos de indivíduos
itinerantes, onde os pais colocam os educandos na escola e
tiram um após alguns meses, demonstrando bem pouco respeito e cuidado com a
escolaridade e desenvolvimento de suas crianças, prejudicando assim, uma maior participação da comunidade na escola, já que teoricamente a escola não pertence a uma comunidade especifica e ativa.
Ao meu ver, há uma controvérsia entre o PPP da tua escola e a realidade que mostraste, pois se o PPP deve levar em conta, filosoficamente falando, o perfil da comunidade em que está inserido, como este não prevê ações específicas para tal público itinerante?
ResponderExcluirOi Fran. Onde entra a direção para mudar esse quadro?
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