quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Escola Hoje X Escola do Passado

Lendo o artigo de abertura da revista “Nova Escola” n°239, publicada entre nos meses de janeiro/ fevereiro de 2011, onde o escritor Gabriel Pillar, relata que é bom verificar que ao longo do tempo a revista foi modificando o seu conteúdo e suas publicações e que a revista que havia sido inaugurada a 25 anos atrás trazia em seu corpo a imagem de um menino de mais ou menos 12 anos, que estava muito feliz por poder frequentar o ambiente escolar, sendo que este menino viva em um Brasil onde  a preocupação de nossos governantes era proporcionar o acesso a 20% da população que estava fora do contexto escolar, além de diminuir a repetência e a evasão dos jovens. O autor nos relata ainda que as instituições educacionais brasileiras passaram por uma grande evolução e que por conta disto hoje a revista que vem acompanhado tal desenvolvimento também vem modificando seus conteúdos, trabalhando atualmente mais hoje com a LDB, os PCNs e com campanhas para manterás crianças nas escolas... dentro do geral a revista hoje tem um foco de qualidade educacional ao contrário de antes onde o foco era trazer os jovens para a escola.
E tudo isto me fez lembrar dos textos das disciplinas de história, onde tanto o texto a maquinaria escolar quanto o texto (des) encantos da modernidade pedagógica, onde ambos os textos nos trazem como surgiu e foi se modificando o contexto escolar ao longo dos anos, sendo que o primeiro texto, nos traz um relato de como surgiu a educação ou melhor a escolarização nos mostrando que no princípio a educação era mais de cunho religiosos, já o segundo texto “ (Des) encantos da modernidade pedagógica” nos apresenta as modificações e as melhorias que foram buscadas ao longo do tempo, nos mostrando como esta instituições se tornaram uma rede governada e de responsabilidade de todos.

                Enfim estes textos e o artigo da revista me fizeram repensar no quanto a educação já se modificou, mas o quanto ainda tem a ser feito ainda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário