Lendo o artigo de abertura da revista “Nova Escola” n°239, publicada
entre nos meses de janeiro/ fevereiro de 2011, onde o escritor Gabriel Pillar,
relata que é bom verificar que ao longo do tempo a revista foi modificando o
seu conteúdo e suas publicações e que a revista que havia sido inaugurada a 25
anos atrás trazia em seu corpo a imagem de um menino de mais ou menos 12 anos,
que estava muito feliz por poder frequentar o ambiente escolar, sendo que este menino
viva em um Brasil onde a preocupação de
nossos governantes era proporcionar o acesso a 20% da população que estava fora
do contexto escolar, além de diminuir a repetência e a evasão dos jovens. O
autor nos relata ainda que as instituições educacionais brasileiras passaram
por uma grande evolução e que por conta disto hoje a revista que vem
acompanhado tal desenvolvimento também vem modificando seus conteúdos, trabalhando
atualmente mais hoje com a LDB, os PCNs e com campanhas para manterás crianças
nas escolas... dentro do geral a revista hoje tem um foco de qualidade educacional
ao contrário de antes onde o foco era trazer os jovens para a escola.
E tudo isto me fez lembrar dos textos das disciplinas de história, onde
tanto o texto a maquinaria escolar quanto o texto (des) encantos da modernidade
pedagógica, onde ambos os textos nos trazem como surgiu e foi se modificando o
contexto escolar ao longo dos anos, sendo que o primeiro texto, nos traz um
relato de como surgiu a educação ou melhor a escolarização nos mostrando que no
princípio a educação era mais de cunho religiosos, já o segundo texto “ (Des)
encantos da modernidade pedagógica” nos apresenta as modificações e as
melhorias que foram buscadas ao longo do tempo, nos mostrando como esta
instituições se tornaram uma rede governada e de responsabilidade de todos.
Enfim
estes textos e o artigo da revista me fizeram repensar no quanto a educação já
se modificou, mas o quanto ainda tem a ser feito ainda.
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