Num primeiro momento os dois nos mostram como as
escolas sugiram e foram evoluindo ao longo do tempo nos mostrando diversas
problemáticas que surgiram neste longo caminho, sendo que o primeiro texto, nos
traz um relato de como surgiu a educação ou melhor a escolarização nos
mostrando que no princípio a educação era mais de cunho religiosos, já o
segundo texto “ (Des) encantos da modernidade pedagógica” nos apresenta as
modificações e as melhorias que foram buscadas ao longo do tempo, nos mostrando
como esta instituições se tornaram uma rede governada e de responsabilidade de
todos.
Os textos
nos relatam que em um primeiro momento a educação era rígida e estruturada
sobre a doutrina da igreja, por vezes a mesma era abusiva e não conseguia
atingir a todas as classes, porém a partir da segunda leitura foi possível
visualizar um novo contexto no qual algumas melhorias foram alcançadas no
espaço escolar, onde a educação passou a dar mais liberdade ao educando e
começou a atingir mais classes sociais.
O texto maquinaria nos faz um relato sobre o
estatuto da infância que foi o que garantiu as mudanças tão almejadas descritas
no segundo texto.
Enfim estes textos foram bons para nos mostrar toda
a história da educação, sem falar que é visível a complementação que um trouxe
para o outro.
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