A aula de ciência foi muito interessante e me fez
observar, bem como refletir sobre diversos aspectos, o primeiro deles levantado
e frisado pelo professor foi o ato de se surpreender e de surpreender seu
aluno, despertando assim a curiosidade do mesmos para determinados assuntos,
bem como o professor Crediné vem nós afirmando ao longo do eixo, que uma
criança instigada e curiosa aprende muito mais do que uma alienada pelos meios
acadêmicos.
Recentemente, pesquisadores da Universidade da
Califórnia, nos Estados Unidos, conduziram uma série de experimentos para
descobrir o que exatamente acontece no cérebro quando a nossa curiosidade é
despertada. Sabe o que ele o que eles descobriram? Que a curiosidade e sua
saciedade se assemelha ao recebimento de um doce.
Porém, fico me pensando em como fazer isso com uma
grande lista de conteúdos congelada ao longo do tempo, será possível focar em alguns
assuntos e deixar os demais de lado, acho que seria bem pouco aceito pela
sociedade já que os mesmos (principalmente pais) exigem quem seu filho tem que
ter um caderno cheio de matéria e muito tema, aprisionando o professor e seus
respectivos alunos em um mundo sufocante e com um alto índice de desinteresse
instaurado. Não sei se isso se aplica a todas as realidades, mas a da minha
antiga escola isso fica explicito que para mudarmos o ensino e suas propostas
primeiro teremos que chamar a comunidade escolar para dentro da escola, que no
caso da minha escola isso é bem difícil já que seu público é bem flutuante, ou
seja, hoje está e amanhã não está mais frequentando as aula, além disso deve
ser feito palestras e conversas de conscientização os pais de que caderno cheio
não significa a felicidade dos seus filhos e muito menos qualidade garantida e
por fim se preparar para uma enxurrada de medos, grosserias, angustias onde
eles vão alegar que uma criança não tem como saber o que quer para si. Para
tanto acredito que um dia nós teremos que começar a enfrentar tal realidade,
pois caso contrário esta realidade nunca vai mudar.
Referências
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