quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Ciências e seus meios de explanação



 



A aula de ciência foi muito interessante e me fez observar, bem como refletir sobre diversos aspectos, o primeiro deles levantado e frisado pelo professor foi o ato de se surpreender e de surpreender seu aluno, despertando assim a curiosidade do mesmos para determinados assuntos, bem como o professor Crediné vem nós afirmando ao longo do eixo, que uma criança instigada e curiosa aprende muito mais do que uma alienada pelos meios acadêmicos.
Recentemente, pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, conduziram uma série de experimentos para descobrir o que exatamente acontece no cérebro quando a nossa curiosidade é despertada. Sabe o que ele o que eles descobriram? Que a curiosidade e sua saciedade se assemelha ao recebimento de um doce.
Porém, fico me pensando em como fazer isso com uma grande lista de conteúdos congelada ao longo do tempo, será possível focar em alguns assuntos e deixar os demais de lado, acho que seria bem pouco aceito pela sociedade já que os mesmos (principalmente pais) exigem quem seu filho tem que ter um caderno cheio de matéria e muito tema, aprisionando o professor e seus respectivos alunos em um mundo sufocante e com um alto índice de desinteresse instaurado. Não sei se isso se aplica a todas as realidades, mas a da minha antiga escola isso fica explicito que para mudarmos o ensino e suas propostas primeiro teremos que chamar a comunidade escolar para dentro da escola, que no caso da minha escola isso é bem difícil já que seu público é bem flutuante, ou seja, hoje está e amanhã não está mais frequentando as aula, além disso deve ser feito palestras e conversas de conscientização os pais de que caderno cheio não significa a felicidade dos seus filhos e muito menos qualidade garantida e por fim se preparar para uma enxurrada de medos, grosserias, angustias onde eles vão alegar que uma criança não tem como saber o que quer para si. Para tanto acredito que um dia nós teremos que começar a enfrentar tal realidade, pois caso contrário esta realidade nunca vai mudar.



Referências




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