domingo, 18 de dezembro de 2016

Trabalhando o espaço e tempo no cotidiano da Educação Infantil




Para desenvolver a noção de tempo no dia a dia das crianças, precisamos primeiramente trabalhar a questão da sequência, levando a perceber que existe uma ordem para os fatos ocorrerem.
Seguindo esta questão proposta pelos texto escolhi como atividade a ser realizada com as crianças a de rotina, onde a mesma vai conseguindo construir através de si mesma a construção de antes/agora/depois, ou seja passado/presente e futuro, sendo assim destaco que a peça fundamental para dar início a esta construção cronológica é o professor que fará um processo diário de lembranças do que vai acontecer ou do que já aconteceu por meio de roda de conversa.

Imagem :  https://br.pinterest.com/aninha0226/pedagogia



A rotina é uma ferramenta que auxilia na organização do tempo e do local onde esse tempo vai ser utilizado, ou seja, tempo/espaço, por conta disso ela foi escolhida como a minha atividade, pois apesar de termos crianças bem pequenas, nós conseguimos fazer com que ela se encaixe e relacione a questão temporal e como qualquer outra atividade ela exige cuidado ao ser montada ou planejada, pois ela tem que envolver os cuidados, brincadeiras e situações de aprendizagens orientadas.
Juntamente a atividade de rotina podemos utilizar um calendário visando lembrar sobre o que foi realizado ontem e o que será realizado amanhã.
Principais objetivos da atividade:
* Compreender noções de tempo, ontem, hoje e amanhã.
*Organizar o pensamento de acordo com as atividades desenvolvidas.
*Reconhecimento de espaços aos quais frequentamos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário