segunda-feira, 8 de maio de 2017

Repensando o Fazer





No dia 24 de abril, foi o primeiro dia em que fiquei substituindo a Prof. titular da turma, que havia deixado uma atividade onde os alunos deveriam pintar 8 objetos pertencentes aos índios, só que logo após eles realizarem a pintura lhes pedi que escrevessem o nome de cada objeto e apesar de toda dificuldade apresentada pela turma um ou dois conseguiram realizar a tarefa com sucesso, já o restante demonstrou uma relação com a escrita em um nível pré silábico de acordo com o padrão de Emília Ferreira que estudamos à alguns semestres. Foi engraçado perceber isso hoje tanto tempo após ter realizado a disciplina, além disso pude perceber também uma grande curiosidade por parte dos alunos para observar as respostas certas no quadro e enquanto eu ia colocando as palavras: flechas, canoa, oca, arco, pena, peteca, peixe e raiz alguns alunos me disseram:
- Prof.  você viu que peteca, pena e peixe iniciam com o mesmo som.
- Você viu que peteca e oca terminam com o mesmo som
E ficamos ali debatendo suas observações enquanto isso ocorria me lembrei de uma frase de Paulo Freire que dizia: “Sem a curiosidade que move, que inquieta eu não aprendo e nem ensino”. Enfim a descrição perfeita do decorrer desta atividade que demorou um pouco mais de tempo do que o imaginado, pois infelizmente ou felizmente não segui a risca o planejamento da prof. que previa apenas a pintura e a passagem para as demais atividades.

Fontes :
 http://cronicaspedagogicas.blogspot.com.br
https://pt.depositphotos.com/31299071/stock-photo-creative-concept-of-the-human.html
 

8 comentários:

  1. Olá, Franciele. De que forma a supervisora Franciele orientaria essa colega no próximo planejamento? Sugeriria mudanças? Quais? Por quê?

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    1. Bom Simone hoje estou trabalhando como auxiliar desta turma, mas se fosse no meu tempo de supervisora creio que no próximo planejamento nós teríamos uma longa conversa sobre o nível que a professora acredita que estes alunos, a maneira como ela vem avaliando e a as oportunidades que esta tem dado aos alunos para refletir sobre o que estão fazendo, esclarecendo-os a importância do que estão fazendo.

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  2. O planejamento sempre é importante, mas achei interessante a forma como tu conduziu o processo. Nem sempre tudo que planejamos dá certo, aproveitar as conexões estabelecidas por eles próprios é construtivo, percebemos que o conhecimento é realmente internalizado.

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    1. Na verdade essa construção se deu de maneira tão natural que foi bem legal estabelecer essa relação com eles.

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  3. Como foi trabalhar com esta turma pinturas?De que forma avaliou esta atividade?

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    1. Na verdade esta atividade de pintura era o que a Prof. titular tinha planejado mas dei uma incrementada e após o termino da aula foi possível visualizar o quão estes alunos estão curiosos e motivados a se alfabetizar, do meu ponto de vista a avaliação neste nível deve se dar de forma continua e planejada procurando visualizar cada mudança e cada passo que este aluno dá em busca do conhecimento.

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  4. Além deste trabalho houve alguma colocação tua em relação à reflexão sobre as questões sociais que envolvem os indígenas?

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    1. Na verdade hoje venho desempenhando o papel de auxiliar desta turma, onde juntamente com a professora nós realizamos a escrita através de tinta extraída de alimentos, os alunos adoraram. Como tínhamos um projeto indígena nós decorremos com a turma sobre as mais diferentes relações e símbolos culturais.

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