sábado, 3 de junho de 2017

ser reflexivo





O primeiro texto da disciplina de Seminário V aborda justamente o termo reflexão como seu principal tema, o texto nos começa lançando a ideia de como tal termo se tornou popular nos últimos tempos e como, por vezes, este assumiu um significado errôneo, onde seu principal sentido acabou sendo distorcido e perdendo assim o sentido e passando a ser visto como uma revisada na pratica, pelo menos é o que percebo dentro das escolas, até porque se você realmente reflete você mudaria completamente o que esta errado.
A autora relata em sua obra que o ato de refletir deveria ser algo que todos na escola se apropriassem, não apenas o professor, mas também seus alunos, gestores, comunidades e enfim.
Mas como ensinar um aluno a ser reflexivo e como desenvolver tais habilidades necessárias?
Na verdade pelo que vi não existe um método único para criar um aluno reflexivo, mas existe habilidades que o professor deve instigar em seus alunos, tais como:  a observação, a descrição, a análise, a interpretação, a confrontação e a avaliação.
Tendo em vista todas estas habilidades a ser desenvolvidas pude perceber que quando solicitamos a um aluno a realização de um Projeto de Aprendizagem praticamente todos estes itens acabam por ser trabalhados, além de abrir espaço para que o professor desenvolva um novo papel frente o aluno, onde ele passa de um transmissor de conteúdo para um mediador de tal, proporcionando assim uma aprendizagem mais consciente e autônoma.

Referências 

ALARCÃO, Isabel(org). Formação Reflexiva de Professores: Estratégias de Supervisão.  Portugual: Porto Editora, 1996.

Imagem: http://www.mardoconhecimento.com.br/planejar/

Nenhum comentário:

Postar um comentário