O primeiro texto da disciplina de Seminário V aborda justamente o
termo reflexão como seu principal tema, o texto nos começa lançando a ideia de
como tal termo se tornou popular nos últimos tempos e como, por vezes, este
assumiu um significado errôneo, onde seu principal sentido acabou sendo
distorcido e perdendo assim o sentido e passando a ser visto como uma revisada
na pratica, pelo menos é o que percebo dentro das escolas, até porque se você
realmente reflete você mudaria completamente o que esta errado.
A autora relata em sua obra que o ato de refletir deveria ser algo que
todos na escola se apropriassem, não apenas o professor, mas também seus
alunos, gestores, comunidades e enfim.
Mas como ensinar um aluno a ser reflexivo e como desenvolver tais
habilidades necessárias?
Na verdade pelo que vi não existe um método único para criar um aluno
reflexivo, mas existe habilidades que o professor deve instigar em seus alunos,
tais como: a observação, a descrição, a
análise, a interpretação, a confrontação e a avaliação.
Tendo em vista todas estas habilidades a ser desenvolvidas pude perceber
que quando solicitamos a um aluno a realização de um Projeto de Aprendizagem
praticamente todos estes itens acabam por ser trabalhados, além de abrir espaço
para que o professor desenvolva um novo papel frente o aluno, onde ele passa de
um transmissor de conteúdo para um mediador de tal, proporcionando assim uma
aprendizagem mais consciente e autônoma.
Referências
ALARCÃO, Isabel(org). Formação Reflexiva de Professores: Estratégias de Supervisão. Portugual: Porto Editora, 1996.
Imagem: http://www.mardoconhecimento.com.br/planejar/
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