Hoje foi o dia que bateu o desanimo de fazer as atividades, apesar de manter
uma mente atenta para o processo de aprendizagem dos meus alunos, sinto-me exausta
em chegar em casa e refletir sobre o meu processo de aprendizagem, já que
finalmente agora tenho consciência do que esta ocorrendo na minha volta.
Bom analisando o dia de hoje, onde a professora e eu introduzimos a questão de dezena e unidades com os nossos alunos do
primeiro ano da maneira planejada pela professora, onde eu deveria me deter ao meu educando especial, houveram tentativas de uma construção significativa do numero,onde por vezes, lembrei do professor da disciplina de matemática que
nos falava que deveríamos construir o número com nossos alunos de maneira lúdica afim de proporcionar espaço para que ele se aproprie de tal conhecimento.
No decorrer das atividades proposta pela professora percebi que existe algo faltando para alguns alunos, existia na verdade a falta deles manusear estes números afim de construí-los mentalmente e fisicamente afim de dominar tal conteúdo. Tendo em vista a minha observação e que ficarei sozinha com ele alguns dias, decidi construir um jogo que faça com que eles interajam com a sua construção do conhecimento, tomando para si o fazer pedagógico.
No decorrer das atividades proposta pela professora percebi que existe algo faltando para alguns alunos, existia na verdade a falta deles manusear estes números afim de construí-los mentalmente e fisicamente afim de dominar tal conteúdo. Tendo em vista a minha observação e que ficarei sozinha com ele alguns dias, decidi construir um jogo que faça com que eles interajam com a sua construção do conhecimento, tomando para si o fazer pedagógico.
Creio que ficou de bom tom os preparativos do jogo, mas o resultado (Aprender) só saberemos amanhã.
Olá, Franciele. Aprender a aprender é o caminho para qualquer estudante interagir, construir conhecimentos de forma significativa.
ResponderExcluirNuma perspectiva construtivista, a finalidade última da intervenção pedagógica é contribuir para que o aluno desenvolva a capacidade de realizar aprendizagens significativas por si mesmo numa ampla gama de situações e circunstâncias, que o aluno “aprenda a aprender”. (Coll, 1994, p. 136)