Repensando sobre a postagem “A execução do
jogo de matemático”, postada no dia 25 de outubro de 2017, percebi que eu fiz
uma descrição sobre como foi o jogo e como foram as reações dos meus alunos o
que foi bem importante, porém hoje eu reescreveria a postagem da seguinte
forma:
Durante a aula de matemática nos foi mostrados
inúmeros jogos que chamaram minha atenção e decidi aplicar um deles no meu cotidiano
escolar, pois segundo Ferreira:
“Nos jogos e brinquedos infantis esta incluída uma serie
de formas de atividades, que serão aproveitadas e contribuirão para
desenvolver, na criança, certas habilidades. No Brasil, os jogos e divertimentos
sempre tiveram muita aceitação.”
Bom Segundo Ferreira o jogo traz em seu corpo
uma vasta gamas de habilidade que proporcionam o desenvolvimento de algumas
habilidades em crianças, no decorrer da pratica descrita na postagem já citada
percebe-se o desenvolvimento de habilidades, tais como: raciocínio lógico, paciência
ou o saber esperar sua vez, habilidades de cálculos, dentre outras tantas que poderíamos
citar.
Creio que foi uma aula prazerosa para os
educandos, pois se percebia nesta turma uma forte ligação com o lúdico e com o
brincar. Acredito que o trabalho do jogo tem uma boa aceitação como afirma
Ferreira justamente por aproximar o mundo dos educandos com o mundo pedagógico de
forma leve, aos quais muitas vezes estes não percebem o quanto esta se
constituindo um conhecimento e se ressignificando outros tantos sentidos.
Referência
FERREIRA, Moacyr
Costa. O brinquedo através da história. Ed: 1°. São Paulo. Edicon, 1990.
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