sexta-feira, 21 de junho de 2019

Repensando a postagem Leituras



Acredito que a postagem “leitura” realizada no dia 16 de abril de 2018 foi uma recaída no sentido de postagem desabafo, pois ela não incorpora as minhas vivências em sala de aula e sim apenas meus sentimentos. Hoje eu começaria esta postagem da com a seguinte citação:

“Ler, principalmente para crianças, deve assemelhar-se a correr, brincar, jogar, sorrir e não retirar, copiar, preencher, repetir, silenciar, especialmente quando se trata de obra literária. A arte de usar a palavra escrita para produzir texto infantil faz, da literatura destinada à criança, uma possibilidade fecunda analise e intepretação. Apesar de pensarmos assim, sabemos que muitas vezes, o trabalho com o texto literário na sala de aula, reduz-se à procura de rimas, versos, vocabulários, sinônimos, enfim, perde-se o encanto e a riqueza”. (colocar a referencia página e ano)
           
Esta citação me inspira, pois ela traz o proposito de real de ler, onde se percebe que a criança tem a necessidade de brincar e interagir com que esta lhe sendo apresentado, e ao mesmo tempo a pessoa que esta assumindo este papel de mediador deve perceber que ler vai muito além de um jogo de perguntas e respostas.
            O habito de leitura sempre foi uma características marcante na minha vida, que proporcionou mudanças significativas na minha forma de ver o mundo.
            Acredito que o livro é uma das poucas ferramentas que um professor pode usar para provocar em seus alunos uma serie de sentimentos, tais como empatia, altruísmo, respeito, além de possibilitar a criação de um novo mundo, onde o para o educando tudo se torna possível, desde que ele seja bem utilizado.
            Lembro-me que nos meus tempos de escola havia uma bibliotecária que destinava uma parte de seu tempo para ler para todas as turmas, normalmente ela lia e mostrava a figura, lia e mostrava a figura, agora já adulta e atuando como professora, percebo que o procedimento de leitura para os alunos permanece o mesmo. Dentro deste conceito o livro deixa de ser um brinquedo e passa a assumir um lugar de preocupação entre os alunos que serão interrogados por seus professores sobre o texto e seus sentidos.
            Esta mais que na hora das pessoas que estão dentro das escolas pararem e perceber que o mundo mudou e que com ele surgiu uma geraçã que tem outras necessidades e outros interesses. Enfim esta na hora de todos os educadores voltarem seu olhar para seus alunos e enxergar o quanto estes pequenos já leram do mundo e como podem enriquecer o cotidiano com suas experiência. Esta na hora de pensarmos diferente.

Referências

ROMÃO, Lucília Maria Sousa ; PACÍFICO, Soraya Maria Romano . Leituras em Discurso: A literatura infantil na sala de aula. Ribeirão Preto. Alphabeto Editora, 2010.

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