Acredito que a postagem “leitura”
realizada no dia 16 de abril de 2018 foi uma recaída no sentido de postagem
desabafo, pois ela não incorpora as minhas vivências em sala de aula e sim
apenas meus sentimentos. Hoje eu começaria esta postagem da com a seguinte
citação:
“Ler,
principalmente para crianças, deve assemelhar-se a correr, brincar, jogar,
sorrir e não retirar, copiar, preencher, repetir, silenciar, especialmente
quando se trata de obra literária. A arte de usar a palavra escrita para
produzir texto infantil faz, da literatura destinada à criança, uma
possibilidade fecunda analise e intepretação. Apesar de pensarmos assim,
sabemos que muitas vezes, o trabalho com o texto literário na sala de aula,
reduz-se à procura de rimas, versos, vocabulários, sinônimos, enfim, perde-se o
encanto e a riqueza”. (colocar a referencia página e ano)
Esta
citação me inspira, pois ela traz o proposito de real de ler, onde se percebe
que a criança tem a necessidade de brincar e interagir com que esta lhe sendo
apresentado, e ao mesmo tempo a pessoa que esta assumindo este papel de
mediador deve perceber que ler vai muito além de um jogo de perguntas e
respostas.
O habito de leitura sempre foi uma características
marcante na minha vida, que proporcionou mudanças significativas na minha forma
de ver o mundo.
Acredito que o livro é uma das
poucas ferramentas que um professor pode usar para provocar em seus alunos uma
serie de sentimentos, tais como empatia, altruísmo, respeito, além de possibilitar
a criação de um novo mundo, onde o para o educando tudo se torna possível,
desde que ele seja bem utilizado.
Lembro-me que nos meus tempos de
escola havia uma bibliotecária que destinava uma parte de seu tempo para ler
para todas as turmas, normalmente ela lia e mostrava a figura, lia e mostrava a
figura, agora já adulta e atuando como professora, percebo que o procedimento
de leitura para os alunos permanece o mesmo. Dentro deste conceito o livro
deixa de ser um brinquedo e passa a assumir um lugar de preocupação entre os
alunos que serão interrogados por seus professores sobre o texto e seus
sentidos.
Esta mais que na hora das pessoas
que estão dentro das escolas pararem e perceber que o mundo mudou e que com ele
surgiu uma geraçã que tem outras necessidades e outros interesses. Enfim esta
na hora de todos os educadores voltarem seu olhar para seus alunos e enxergar o
quanto estes pequenos já leram do mundo e como podem enriquecer o cotidiano com
suas experiência. Esta na hora de pensarmos diferente.
Referências
ROMÃO, Lucília Maria Sousa ; PACÍFICO, Soraya Maria Romano .
Leituras em Discurso: A literatura infantil na sala de aula. Ribeirão Preto.
Alphabeto Editora, 2010.
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