A disciplina de estudos sociais, nos propôs refletir sobre a
nossa percepção visual, distinguindo “o que é ver?” e “o que é olhar?”, porém
descartando a semântica das palavras em si e se debruçando em cima de um
processo mais cognitivo e emotivo.
Hoje vivemos num mundo da internet e das informações, onde
olhamos e ouvimos diversas informações no decorrer do dia, pelos ais variados
meios de comunicações, mas nesse meio todo raramente vemos, pois ver consiste em
se preocupar, perecer e sentir tudo que acontece à sua volta e qual o proposito
daquilo para mim. No contexto de sala de aula é preciso olhar antes de ver. Um exemplo
que tenho pensado em fazer com as crianças do pré II é o desenho por sombras em
diversos momentos do dia, onde as crianças poderão ver como a movimentação do
sol de diferencia no formato e tamanho das imagens.

A técnica visa desenvolver a nossa de espaço, coordenação, observação,
criatividade, além de proporcionar o conhecimento sobre a sombra e sua luz de
forma divertida e lúdica. Se disponde de tal técnica, as crianças fazem muito
mais do que olhar um simples sombra, elas veem!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário