domingo, 18 de dezembro de 2016

Trabalhando o espaço e tempo no cotidiano da Educação Infantil




Para desenvolver a noção de tempo no dia a dia das crianças, precisamos primeiramente trabalhar a questão da sequência, levando a perceber que existe uma ordem para os fatos ocorrerem.
Seguindo esta questão proposta pelos texto escolhi como atividade a ser realizada com as crianças a de rotina, onde a mesma vai conseguindo construir através de si mesma a construção de antes/agora/depois, ou seja passado/presente e futuro, sendo assim destaco que a peça fundamental para dar início a esta construção cronológica é o professor que fará um processo diário de lembranças do que vai acontecer ou do que já aconteceu por meio de roda de conversa.

Imagem :  https://br.pinterest.com/aninha0226/pedagogia



A rotina é uma ferramenta que auxilia na organização do tempo e do local onde esse tempo vai ser utilizado, ou seja, tempo/espaço, por conta disso ela foi escolhida como a minha atividade, pois apesar de termos crianças bem pequenas, nós conseguimos fazer com que ela se encaixe e relacione a questão temporal e como qualquer outra atividade ela exige cuidado ao ser montada ou planejada, pois ela tem que envolver os cuidados, brincadeiras e situações de aprendizagens orientadas.
Juntamente a atividade de rotina podemos utilizar um calendário visando lembrar sobre o que foi realizado ontem e o que será realizado amanhã.
Principais objetivos da atividade:
* Compreender noções de tempo, ontem, hoje e amanhã.
*Organizar o pensamento de acordo com as atividades desenvolvidas.
*Reconhecimento de espaços aos quais frequentamos.


Espaço e forma



O professor de matemática solicitou que repensássemos a forma de desenvolver a temática Espaço e Forma em sala de aula através de jogos ou brincadeiras. Escolhi como exemplo o jogo labirinto para adaptar para as crianças do pré II, onde a criança terá que movimentar o caracol juntamente com as demais peças visando assim chegar na linha de chegada, porém enquanto eles estavam pensando la eu tive a infeliz ideia de falar que seria mais legal se eu fizesse aquele tabuleiro gigante e eles fossem as peças, na hora eles já queriam saber como ia funcionar e num primeiro momento improvisei com fitas no chão, porém essa ideia eu pretendo desenvolver com mais recursos em um outro momento e utilizando mais materiais.
Bom apesar dos improvisos eles amaram os dois jogos que consistia em trabalhar a atenção, lateralidade, inclui cor de ultima hora e espaço.


Essa ideia foi tirada de uma pagina de livro, porém como estava só ela na caixa de livros para recortes eu não precisar ao certo de qual livro seria tal, infelizmente.

Os espços e suas disciplinas



Bom, fazendo a última atividade de matemática surpreendi com a forma como as disciplinas tratam de um mesmo assunto de uma forma e com um olhar diferenciado, pois até então tínhamos trabalhando na disciplina de estudos sociais a questão de espaço escolar associado ao tempo e a questão mais política e histórica, onde acompanhamos o desenvolvimentos deste espaço de uma forma mais filosófica, onde passamos a perceber o espaço que já ocupamos e que viemos ocupando ao longo do tempo, bem como o desenvolvimento da instituição escolar neste meio.
Já na disciplina de matemática o professor nos apresenta esta questão de uma forma mais direta, onde ele relaciona o espaço realmente o lugar que a criança está ocupando e como devemos utilizar um dado e outros brinquedos para ensinar as formar geométricas, além disso ele nos apresenta o espaço escolar como ferramenta para trabalhar conteúdos como multiplicação, divisão, analise combinatório enfim uma forma cujo eu tive uma compreensão mais fácil do que é o espaço, pois na primeira disciplina você não tem um espaço formado e sim a construção e desconstrução de um espaço ao longo do tempo, complexo né .