Bom, fazendo a última atividade de matemática surpreendi com
a forma como as disciplinas tratam de um mesmo assunto de uma forma e com um
olhar diferenciado, pois até então tínhamos trabalhando na disciplina de
estudos sociais a questão de espaço escolar associado ao tempo e a questão mais
política e histórica, onde acompanhamos o desenvolvimentos deste espaço de uma
forma mais filosófica, onde passamos a perceber o espaço que já ocupamos e que
viemos ocupando ao longo do tempo, bem como o desenvolvimento da instituição
escolar neste meio.
Já na disciplina de matemática o professor nos apresenta
esta questão de uma forma mais direta, onde ele relaciona o espaço realmente o
lugar que a criança está ocupando e como devemos utilizar um dado e outros
brinquedos para ensinar as formar geométricas, além disso ele nos apresenta o
espaço escolar como ferramenta para trabalhar conteúdos como multiplicação,
divisão, analise combinatório enfim uma forma cujo eu tive uma compreensão mais
fácil do que é o espaço, pois na primeira disciplina você não tem um espaço
formado e sim a construção e desconstrução de um espaço ao longo do tempo,
complexo né .
Olá, Franciele. Complexo para nós, imagina para uma criança que ainda está no estágio das operações concretas, onde precisa tocar para associar a outros conhecimentos já construídos e daí partir para a descoberta...o espaço, o tempo estão no entorno...como trazê-los para nossas mãos?
ResponderExcluirEsse é o desafio da professora que constrói uma escola de "asas".