sexta-feira, 4 de maio de 2018

Olhe a imagem e encontre o erro....



Bom, observando como uma professora ensinava seus alunos as estações do ano fiquei penando nos desenhos trazidos e pensando que estes foram muito utilizados na minha alfabetização, que apesar de ter sido em uma época bem distante matem o mesmo aspecto errôneo de se ensinar:
1) porque não faz a criança pensar sobre o que ela sente;
2) Aqui no Brasil nem tem neve, mas ensinamos nossos alunos com imagens de neve;
3) Eles pintam pro nada e para coisa nenhuma, qual a finalidade desta atividade.

Conversando como uma amiga sobre o fato ela me disse que também fazia assim na educação infantil e que a neve serve para ilustrar ou representar o frio e meio indignada me perguntou o que faria, na hora a minha resposta foi:
- Não sei, mas assim não está certo.
Hoje dormindo num banco e ainda pensado sobre o tema, finalmente pensei em como fazer com que os alunos pensassem e sentissem as estações:

1) faríamos uma conversa sobre como são os meses do ano e o que eles lembram de ter feito e como se sentiram neste dia;
2) Pediria que cada aluno pensasse com seus pais um look para cada época do ano (outono, inverno, primavera e verão)
3) com as fotos apresentadas discutiríamos o que os looks tem em comum, porque tais peças de roupas foram escolhidas e o que ele provavelmente sentem (frio ou calor) para vestir tais;
4) Enfim montaríamos um cartaz com as imagens mais votadas como sendo apropriadas para cada clima.
Enfim utilizando esta pequena atividade, posteriormente montaria um gráfico ou realizaríamos cálculos envolvendo as imagens trazidas, mas claro que foco não é este.
Concluindo eu acredito que assim resolveria o meu problemas de fazer com que o aluno pensasse sobre cada época do ano e não apenas sei lá esperasse a tal neve no inverno que aqui no litoral e quase impossível.

2 comentários:

  1. Boa Noite!!!
    Franciele
    Também tinha essa mesma preocupação, principalmente que aqui as características do inverno são diferentes da América do Norte e não temos neve, no entanto eu procuro sempre fazer essa comparação com relação a roupa que usamos em cada estação do ano.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Oi Fran, este é um problema sério, com o qual precisamos ter muita atenção. Lembro muito de minha infância quando os livros e mostravam o mar, as jangadas, as lagostas e outros seres, frutas e vegetações. Para mim, habitante da amazônia, tudo desconhecido. Pouco ou quase nada da região era apresentado. A questão das estações era crítica, botas, casacos, cachecol no calor de sempre (30 a 40 graus) não fazia o menor sentido.
    Embora as diferenças devam ser observadas e discutidas, é preciso ter um conhecimento de nosso contextos individuais para compreender que existem outros.
    Boas aprendizagens.

    ResponderExcluir