Bom, observando como uma professora ensinava seus alunos as estações
do ano fiquei penando nos desenhos trazidos e pensando que estes foram muito
utilizados na minha alfabetização, que apesar de ter sido em uma época bem
distante matem o mesmo aspecto errôneo de se ensinar:
1) porque não faz a criança pensar sobre o que ela sente;
2) Aqui no Brasil nem tem neve, mas ensinamos nossos alunos com
imagens de neve;
3) Eles pintam pro nada e para coisa nenhuma, qual a finalidade desta
atividade.
Conversando como uma amiga sobre o fato ela me disse que também fazia
assim na educação infantil e que a neve serve para ilustrar ou representar o
frio e meio indignada me perguntou o que faria, na hora a minha resposta foi:
- Não sei, mas assim não está certo.
Hoje dormindo num banco e ainda pensado sobre o tema, finalmente
pensei em como fazer com que os alunos pensassem e sentissem as estações:
1) faríamos uma conversa sobre como são os meses do ano e o que eles
lembram de ter feito e como se sentiram neste dia;
2) Pediria que cada aluno pensasse com seus pais um look para cada época
do ano (outono, inverno, primavera e verão)
3) com as fotos apresentadas discutiríamos o que os looks tem em
comum, porque tais peças de roupas foram escolhidas e o que ele provavelmente
sentem (frio ou calor) para vestir tais;
4) Enfim montaríamos um cartaz com as imagens mais votadas como sendo
apropriadas para cada clima.
Enfim utilizando esta pequena atividade, posteriormente montaria um gráfico
ou realizaríamos cálculos envolvendo as imagens trazidas, mas claro que foco
não é este.
Concluindo eu acredito que assim resolveria o meu problemas de fazer
com que o aluno pensasse sobre cada época do ano e não apenas sei lá esperasse
a tal neve no inverno que aqui no litoral e quase impossível.

Boa Noite!!!
ResponderExcluirFranciele
Também tinha essa mesma preocupação, principalmente que aqui as características do inverno são diferentes da América do Norte e não temos neve, no entanto eu procuro sempre fazer essa comparação com relação a roupa que usamos em cada estação do ano.
Um abraço
Oi Fran, este é um problema sério, com o qual precisamos ter muita atenção. Lembro muito de minha infância quando os livros e mostravam o mar, as jangadas, as lagostas e outros seres, frutas e vegetações. Para mim, habitante da amazônia, tudo desconhecido. Pouco ou quase nada da região era apresentado. A questão das estações era crítica, botas, casacos, cachecol no calor de sempre (30 a 40 graus) não fazia o menor sentido.
ResponderExcluirEmbora as diferenças devam ser observadas e discutidas, é preciso ter um conhecimento de nosso contextos individuais para compreender que existem outros.
Boas aprendizagens.