quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Ciências na Educação Infantil



Nesta fase é importante que as ciências seja abordada de forma lúdica e leve, trabalhando sempre com que já temos da criança: a fantasia, o imaginário e a criatividade, acredito que para trabalhar com a criança este assunto (a ciências), nós deveríamos pensar novamente como uma criança e dar um tom de diversão e simplicidade.
Pensando nisso lembrei de uma brincadeira de verão que costumava a fazer em casa com meus primos que é o carimbo do corpo, está brincadeira consiste em observar e identificar as partes do corpo através das marcas deixadas na parede. Para realizar tal brincadeira precisaríamos apenas de uma mangueira uma parede seca e as crianças para servirem de modelos.
Esta brincadeira viria para substituir o simples banho de mangueira que aplicamos na escola no verão, já que esta é a época que temos mais crianças em escolinhas no litoral, tendo em vista que muitos pais trabalham e aqueles que já trabalhavam começam a trabalhar ainda mais.
O professor tem que possuir um olhar diferenciado para esta disciplina tentando assim aguçar a atenção e o senso de observação e comparação da criança, por vezes até solicitando registros através da oralidade ou por meio de desenhos.
Hoje a maior dificuldade que vejo em se trabalhar com a educação infantil é a fragmentação de conteúdos, onde em um determinado momento o professor trabalha o corpo através de um projeto e depois trabalha a reciclagem através de outro, porque não juntar tudo em uma só coisa.

"Estas são as marcas deixadas na paredes depois que a agua passa pela crianças" 


Referências  


2 comentários:

  1. Acredito que a curiosidade precede a aprendizagem de Ciências, pois é desafiando, instigando os alunos que teremos o retorno desejado. Brincar com formas, calor, banho de mangueira é a reunião perfeita de situações de aprendizagem.
    Como tu, como supervisora, auxilia tuas professoras na busca de situações desafiadoras?

    ResponderExcluir
  2. Oi Franciele,
    Que belíssima obra de arte que seus alunos fizeram!
    Nessa faixa etária a experiência prática é muito importante para o desenvolvimento cognitivo. Quanto mais atividades práticas podermos proporcionar a eles, mais qualificada serão suas aprendizagens.
    Abraço, Tutora Tais

    ResponderExcluir