Nesta fase é importante que as ciências seja
abordada de forma lúdica e leve, trabalhando sempre com que já temos da
criança: a fantasia, o imaginário e a criatividade, acredito que para trabalhar
com a criança este assunto (a ciências), nós deveríamos pensar novamente como
uma criança e dar um tom de diversão e simplicidade.
Pensando nisso lembrei de uma brincadeira de verão
que costumava a fazer em casa com meus primos que é o carimbo do corpo, está
brincadeira consiste em observar e identificar as partes do corpo através das
marcas deixadas na parede. Para realizar tal brincadeira precisaríamos apenas
de uma mangueira uma parede seca e as crianças para servirem de modelos.
Esta brincadeira viria para substituir o simples
banho de mangueira que aplicamos na escola no verão, já que esta é a época que
temos mais crianças em escolinhas no litoral, tendo em vista que muitos pais trabalham
e aqueles que já trabalhavam começam a trabalhar ainda mais.
O professor tem que possuir um olhar diferenciado
para esta disciplina tentando assim aguçar a atenção e o senso de observação e
comparação da criança, por vezes até solicitando registros através da oralidade
ou por meio de desenhos.
Hoje a maior dificuldade que vejo em se trabalhar
com a educação infantil é a fragmentação de conteúdos, onde em um determinado
momento o professor trabalha o corpo através de um projeto e depois trabalha a
reciclagem através de outro, porque não juntar tudo em uma só coisa.
"Estas são as marcas deixadas na paredes depois que a agua passa pela crianças"
Referências
Acredito que a curiosidade precede a aprendizagem de Ciências, pois é desafiando, instigando os alunos que teremos o retorno desejado. Brincar com formas, calor, banho de mangueira é a reunião perfeita de situações de aprendizagem.
ResponderExcluirComo tu, como supervisora, auxilia tuas professoras na busca de situações desafiadoras?
Oi Franciele,
ResponderExcluirQue belíssima obra de arte que seus alunos fizeram!
Nessa faixa etária a experiência prática é muito importante para o desenvolvimento cognitivo. Quanto mais atividades práticas podermos proporcionar a eles, mais qualificada serão suas aprendizagens.
Abraço, Tutora Tais