terça-feira, 20 de junho de 2017

Mapa conceitual

Neste semestre retomamos o estudo do Projeto de Aprendizagem através da interdiciplina em ação, onde colocamos em pratica nossas vivencias do semestre anterior, porém desta vez com a troca de papeis. No caso passamos a desempenhar a função que o professor Crediné exercia e concomitantemente os nossos alunos tomaram a nossa posição de educandos conscientes de sua aprendizagem.
Fazendo uma análise do caminho percorrido até aqui percebi que no início acreditava fielmente que encontrar um tema na turma seria difícil, engano meu, pois os alunos fizeram várias perguntas e se mostraram muito receptivos em apenas uma que já vinha lhes assombrando há anos.
As certezas e duvidas provisórias também foi barbada traçar com eles, e daí me questiono porque está sendo aparentemente mais fácil realizar este trabalhos com os alunos do primeiro se comparada ao meu grupo?
                Eu pensei em várias hipóteses ligadas a vergonha, a questão de resiliência ou a questão de estarmos doutrinas em método que não levava o pensamento crítico em conta, após muito pensar não cheguei a muitas conclusões.

 Além desses questionamentos também tive muitos problemas em realizar o mapa conceitual com os meus alunos, aliás fazendo o mapa conceitual com eles lembrei-me também que tive muita dificuldade nesta parte do trabalho quando estava executando o meu próprio projeto no semestre passado. O mapa da turma saiu, mas confesso que tive que estudar muito a maneira de monta-lo antes de propor para a turma, futuramente pretendo me aprofundar mais nesta parte pois sei que este é meu ponto fraco.

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