Neste semestre
retomamos o estudo do Projeto de Aprendizagem através da interdiciplina em
ação, onde colocamos em pratica nossas vivencias do semestre anterior, porém
desta vez com a troca de papeis. No caso passamos a desempenhar a função que o
professor Crediné exercia e concomitantemente os nossos alunos tomaram a nossa
posição de educandos conscientes de sua aprendizagem.
Fazendo uma análise
do caminho percorrido até aqui percebi que no início acreditava fielmente que
encontrar um tema na turma seria difícil, engano meu, pois os alunos fizeram várias
perguntas e se mostraram muito receptivos em apenas uma que já vinha lhes
assombrando há anos.
As certezas e
duvidas provisórias também foi barbada traçar com eles, e daí me questiono
porque está sendo aparentemente mais fácil realizar este trabalhos com os
alunos do primeiro se comparada ao meu grupo?
Eu
pensei em várias hipóteses ligadas a vergonha, a questão de resiliência ou a
questão de estarmos doutrinas em método que não levava o pensamento crítico em
conta, após muito pensar não cheguei a muitas conclusões.
Além desses questionamentos também tive muitos
problemas em realizar o mapa conceitual com os meus alunos, aliás fazendo o
mapa conceitual com eles lembrei-me também que tive muita dificuldade nesta
parte do trabalho quando estava executando o meu próprio projeto no semestre
passado. O mapa da turma saiu, mas confesso que tive que estudar muito a
maneira de monta-lo antes de propor para a turma, futuramente pretendo me
aprofundar mais nesta parte pois sei que este é meu ponto fraco.
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