Na última aula de Seminário nos foi questionado porque
ainda existia muitas pessoas que não haviam postado nada em seus blog, durante
este movimento o professor nos solicitava uma reflexão e acima de tudo uma resposta.
Num primeiro momento não tentei informar que havia postado ou deixado de postar,
apenas fiquei pensando nos semestres iniciais, onde tive grande dificuldade de
manter tudo em dia não só o blog como também as atividades. E por um longo
tempo eu acreditei que a minha dificuldade se dava pelo excesso de carga de
trabalho, porém hoje percebo que não foi só isso, apesar de ter contribuído o
trabalho foi apenas um fator, junto a ele tinha a questão do cansaço e do
desanimo que por vezes me dominava.
A algum tempo decidi colocar prioridades no meu estilo
de vida e isso fez com que eu tivesse que tomar muitas decisões difíceis, onde
tive que tirar da minha vida coisas que estavam atrapalhando no meu
desenvolvimento não só como aluna, mas também como pessoa.
Uma
vez alguém me falou que neste curso o aluno estava sendo avaliado como um todo
e que ao final dele o TCC até contaria, mas o desenvolvimento deste aluno seria
o fator decisivo e isso vem bem de encontro com os ideais estudados sobre
avaliação em algum dos nossos semestres anteriores, onde Jussara Hoffmann nos
dizia:
“A visão do educador/ avaliador ultrapassa a concepção de alguém que, simplesmente observa se o aluno acompanhou o processo e alcançou resultados esperados, na direção de um educador que propõe ações diversificadas e investiga justamente, o inesperado, o inusitado, o que se transformou.”
Enfim, eu espero que no final eu possa falar que tudo
que vi, que passei tenha valido a pena e que realmente o meu processo de avaliação demonstre que fiz as escolhas certas me mostrando assim o quanto eu me transformei e o quanto o meu processo de desenvolvimento
se mostrou inesperado, inusitado, investigador e acima de tudo reflexivo.
Referências
HOFFMANN, Jussara.Avaliar para promover. 2 ed. Porto
Alegre: mediação, 2001
olá, Franciele. Como você se posiciona frente ao uso dessa ferramenta pelo curso, quais vantagens, dificuldades que você percebe nessa prática?
ResponderExcluirAcredito que a minha maior dificuldade ainda é escrever sobre o que penso, pois apesar de refletir muito sobre o que faço, encontrar as palavras certas para alinhar o meu pensamento é muito complicado, porém a vantagem é que enquanto realizo este exercício eu consigo ao mesmo tempo refletir e produzir conhecimentos que vem para favorecer na minha formação, isto porque ao escrever sobre as minhas experiências e as leituras eu consigo organizar o meu pensamento utilizando uma narrativa que vai servir para que eu observe o quanto o meu processo de aprendizagem foi se modificando ao longo do curso, além de melhorar o arranjo de palavras no intuito de se constituir um texto plausível.
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